Naturologia

Naturologia
Terapias Naturais

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Terapia Corporal


Estando o corpo em movimento, internamente os músculos em movimentação propulsionam os humores do organismo a circularem, essa aceleração do movimento é de fundamental importância para o sistema linfático que depende da ação muscular para um melhor desempenho de sua circulação, sendo assim a atividade física tem uma relação direta com com a ativação do nosso sistema linfático e imunológico.

Os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. Os efeitos metabólicos  são o aumento do volume sistólico; o aumento da potência aeróbica (aumento da quantidade de mitocôndrias presentes nas células); o aumento da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico; a diminuição da pressão arterial; a melhora da sensibilidade à insulina e a diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo. Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares ocorre, a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.

Na dimensão psicológica, a atividade física atua na melhoria da auto-estima, do auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos. Guedes & Guedes (1995), por sua vez, afirmam que a prática de exercícios físicos habituais, além de promover a saúde,  influencia na reabilitação de determinadas patologias associadas ao aumento dos índices de morbidade e da mortalidade. Defendem a inter-relação entre a atividade física, aptidão física e saúde, as quais se influenciam reciprocamente. Segundo eles, a prática da atividade física influencia e é influenciada pelos índices de aptidão física, as quais determinam e são determinados pelo estado de saúde.