Naturologia

Naturologia
Terapias Naturais

domingo, 17 de outubro de 2010

Oxigenoterapia

       A oxigenoterapia consiste num tratamento em que a pressão parcial do oxigênio no sangue arterial é aumentada através de uma maior concentração de oxigênio no ar inspirado. O seu objetivo é manter os níveis de oxigenação adequados para evitar a hipoxemia (baixa da concentração de oxigênio no sangue).
A oxigenoterapia diminui a hipertensão arterial, aumenta a tolerância ao esforço, enfim, melhora a qualidade de vida das pessoas.
Nossas células necessitam, enquanto vivas e desempenhando suas funções, de um suprimento contínuo de oxigênio para que, num processo químico de respiração celular, possam gerar a energia necessária para seu perfeito funcionamento e produção de trabalho.
As células são o centro de toda atividade viva e organização de nossa vida orgânica. Uma das principais partes constituintes da célula chama-se mitocôndria.
Deve ser lembrado que a respiração é uma propriedade através do qual os alimentos e o oxigênio absorvidos pela célula reagem para produzir energia com formação de água e gás carbônico.[1]

A mitocôndria (nº08.) é responsável pela respiração celular e pela produção de energia,
Cada célula contém uma centena ou mais de mitocôndrias. A mitocôndria é uma estrutura membranosa em forma de saco, que extrai energia dos alimentos, conforme são metabolizados com oxigênio e, em seguida, torna essa energia disponível para as outras partes da célula, sob a forma de um composto de alta energia, trifosfato de adenosina. Por sua vez, é essa substância que energiza as diferentes reações químicas da célula.[2]
Do ponto de vista fisiológico, as mitocôndrias podem ser consideradas como verdadeiros sistemas transcondutores de energia por meio dos quais a energia contida nas substâncias alimentícias é recuperada através do ciclo de ácido cítrico ou de Krebs e da cadeia respiratória, e convertida por fosforilação na ligação fosfato de alta energia do adenosina-trifosfática ATP. Portanto, as mitocôndrias são verdadeiras plantas energéticas, que produzem a energia necessária para que a célula realize suas multíplices funções.[3]
A Quantidade de mitocôndrias existentes em uma única célula é diretamente proporcional a quantidade de energia exigida pelo corpo, por exemplo a quantidade de mitocôndrias existentes nas células de uma pessoa sedentária é bem menor do que de uma pessoa que pratica atividade física, e se uma pessoa aumenta o seu ritmo de atividades físicas, seja praticando um esporte, fazendo caminhadas ou correndo o número de mitocôndrias aumenta pois o corpo necessita de um maior gasto de energia e assim a produção de energia é aumentada.
O Processo para produção de energia requer a entrada de O2, ADP e fosfato e produz a saída de ATP,H2O e CO2. Daí a fundamental importância do oxigênio para a produção de energia que o corpo tanto necessita pra realizar suas funções fisiológicas.
O ATP, ou seja, Trifosfato de Adenosina é a energia produzida na respiração celular, tal energia é utilizada pelo corpo para que este desempenhe suas funções vitais.
Para o tratamento natural a obtenção e produção dessa energia é um quesito primordial para que o organismo tenha forças suficientes para reagir a qualquer situação que exija um reequilíbrio de suas funções.
Além do elemento oxigênio, outro elemento de fundamental importância na produção do ATP é a glicose, considerado o combustível mais usado nas células. Para a célula metabolizar a glicose é necessário a presença do oxigênio, quanto mais oxigênio estiver presente maior é a metabolização da glicose e maior será a produção de ATP, ou seja, energia. Esse tipo de respiração celular onde a o consumo de oxigênio para gerar a energia é chamada de respiração aeróbica, há também um outro tipo de respiração chamada anaeróbica (fermentação) onde não há o consumo de oxigênio porém a produção energética é bem menor em relação a respiração aeróbica.
Técnicas milenares de movimentação corporal em harmonia com a respiração são de essêncial importância para uma maior oxigenação do sangue e melhor condução deste as demais partes do corpo, o yoga e o Tai Chi Chuan são um exemplo de atividades que há muito tempo foram desenvolvidos por civilizações orientais e que muito tem se destacado pela sua eficácia.O simples fato de praticarmos a respiração abdominal ativa todos os órgãos do aparelho digestivo e melhora o desempenho intestinal notoriamente.


[1] HAM. Arthur W.Histologia.Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1963, p.80-81.
[2] GUYTON. Arthur C. Tratado de Fisiologia Humana. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 1998. P,18.
[3] DE ROBERTIS, e Outros. Biologia Celular. Editora El Atheneo do Brasil Ltda. Rio de Janeiro.1969, p.185.

Nenhum comentário:

Postar um comentário