Naturologia

Naturologia
Terapias Naturais

domingo, 17 de outubro de 2010

Trofoterapia


A trofoterapia consiste na utilização de alimentos de forma a prevenir doenças e restabelecer a saúde, através de uma visão ampla sobre os alimentos, sua origem, propriedades químicas e terapêuticas e até mesmo sua história.
            Sendo assim, a Trofologia compreende que os alimentos naturais, integrais e orgânicos (cultivados livre de adubos sintéticos e agrotóxicos), contêm todos os nutrientes e elementos biológicos que são necessários para a manutenção da vida.                
O objetivo da trofoterapia é regular as funções orgânicas de um indivíduo sem produzir efeitos colaterais e fazer com que o próprio organismo tenha condição de manter-se saudável com o uso de alimentos simples e naturais.

Importante na trofoterapia é respeitar, entre outros, o principio da combinação adequada de alimentos numa mesma refeição. Assim as funções orgânicas são revitalizadas, havendo notável melhora do sistema de defesa. (Boa circulação e qualidade da linfa.)
A má combinação de alimentos pode resultar em um mal estar ligeiro de digestão e até graves problemas de saúde. Para que o organismo funcione bem, é importante cuidar da alimentação.
O Bom funcionamento do corpo depende da qualidade dos alimentos que ingerimos e quando se trata de alimentos naturais produzidos pela natureza, a absorção de substâncias necessárias para manutenção da vida se torna mais eficiente já que alimentos do tipo reguladores como as frutas, auxiliam o corpo a depurar elementos que são excretados pelo organismo seja porque este não necessita mais de tais substâncias, que estão em excesso ou porque são substâncias prejudiciais ao bom funcionamento dos mecanismos homeostáticos do corpo.
Desde a medicina de Hipócrates, já se concebe que o alimento possui papel decisivo no estado de saúde do organismo e o mesmo pode ser utilizado de forma medicinal:

 “Que o teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento” (Hipócrates)



Nenhum comentário:

Postar um comentário